Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Dormir com telas ligadas faz mal à saúde, afirma estudo

Você faz parte do time que leva o smartphone para a cama ou fica até altas horas vendo TV ou usando o notebook até pegar no sono? Um novo estudo feito por pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins, em Maryland (EUA), afirma que dormir na frente de uma televisão ligada ou de outro monitor luminoso pode causar danos à saúde a longo prazo. A pesquisa ainda informa que, além das luzes, os ruídos da televisão, computador e smartphones provocam excitação excessiva no cérebro, o que pode resultar em insônia crônica.

Manter as telas dos eletrônicos ligadas traz consequências como sonolência diurna, cansaço e desatenção. Foto: iStock

De acordo com o Dr. Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos, principalmente quando estão perto do rosto, têm um espectro azul. Esse espectro reduz a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono.

Estudo revela quantas horas de sono você precisa por noite

“De dia o cérebro entende que é para ficar acordado porque a luz solar inibe a melatonina. À medida que essa luz diminui, você tem o aumento da melatonina e o cérebro entende que está chegando a hora de dormir. Mas quando anoitece e a pessoa deixa uma luz ligada, ela está mandando para o cérebro a informação de que ainda é dia e isso pode causar insônia”, explica o neurologista.

Conseguindo um sono de qualidade

Se você sente que não está dormindo bem o suficiente para acordar disposto ou costuma despertar no meio da noite sem motivo, a culpa pode ser dos eletrônicos. “Isso geralmente traz consequências como sonolência diurna, cansaço e desatenção”, afirma.

Por isso, o neurologista é enfático: “Não é recomendado ficar olhando para a tela do seu celular antes de dormir, principalmente se você já sofre com insônia. O ideal é adotar o hábito de apagar todas as fontes de luz nesse momento. Quanto mais escuro, melhor”.

Vício em celular: saiba como evitar esse hábito em excesso

Além de apagar as luzes, outro hábito para um sono de qualidade é buscar um ambiente que seja o mais silencioso possível. Dormir com barulhos externos contribui para deixar seu sono superficial – o que significa que você não descansará o suficiente ainda que durma por várias horas.

“O recomendado para que a pessoa consiga regular seu sono e melhorar a sua qualidade é implementar medidas que chamamos de higiene do sono. Ou seja, ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário e dormir em um local adequado, totalmente escuro, silencioso, com a temperatura um pouco abaixo da temperatura ambiente”, orienta Dr. Fábio.

O post Dormir com telas ligadas faz mal à saúde, afirma estudo apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.