Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Noivado simples: como organizar um evento especial e inesquecível

O noivado é um marco importante na vida do casal e pode ocorrer de diferentes maneiras, de acordo com a realidade e desejos dos noivos. Mas grande parte dos casais opta por fazer uma festa de noivado simples, levando em conta que já gastará bastante com o casamento em si e com o enxoval da casa, entre outros pontos.

Carol Rodrigues, cerimonialista da Avec Toi, comenta que o noivado é um momento íntimo compartilhado com os mais próximos. Por isso, faz todo o sentido que a comemoração seja genuína, afetiva e simples. Porém, um noivado simples também exige planejamento. Confira abaixo tudo o que você precisa levar em conta, além de inspirações em fotos e vídeos.

Dicas para organizar um noivado simples

iStock

A cerimonialista Larissa Santos, da Seraphine Eventos, comenta que a festa de noivado pode ser planejada e executada com a ajuda de amigos e familiares (embora existam empresas no mercado especializadas nesse estilo de festa).

São inúmeras as possibilidade na hora de se organizar um noivado simples. Tudo depende muito do que o casal entende por simplicidade, afinal, o que é simples para algumas pessoas, pode não ser tão simples para outras.

Há, por exemplo, casais que realizam uma festa de noivado apenas para os familiares. Há os que chamam alguns amigos próximos e, ainda, os que optam por um noivado a dois. De toda forma, o noivado pede planejamento e capricho especial, pois trata-se de uma ocasião única na vida do casal.

Confira abaixo os principais pontos que você deve considerar na hora de organizar um noivado simples.

Quem convidar

“Para promover uma festa de noivado simples e elegante, é importante dar atenção à quantidade de convidados presentes… Por ter uma conotação íntima e de um tempo de duração mais curto, seus convidados precisarão de atenção, e pensar nos mais próximos facilitará essa dinâmica”, comenta Larissa.

De acordo com a cerimonialista, em um noivado simples devem estar presentes pais e irmãos dos noivos, familiares mais íntimos e os amigos mais próximos do casal. “Deixe as conveniências para a data do casamento”, orienta.

Quanto tempo antes convidar

Larissa explica que, como o tempo de elaboração para uma festa de noivado é relativamente curto, o ideal é que os convites sejam distribuídos aos convidados com cerca de 30 dias antecedentes à data do evento.

Em alguns casos, o casal e os familiares combinam juntamente quando e como será a comemoração, o que dispensa formalidades em relação ao convite.

Escolha do local

Larissa explica que a escolha do local para o evento vem logo após a decisão de quantas pessoas estarão presentes, qual estilo a festa terá e o cardápio a ser oferecido.

“Por exemplo, caso desejem oferecer um jantar, é importante que no espaço caiba mesas e cadeiras para todos os presentes estarem sentados. Se os noivos tiverem espaço em casa e/ou um salão de festas dentro do próprio condomínio, ponto positivo para a planilha financeira”, comenta Larissa.

Outras boas opções são uma chácara (da família ou alugada), um restaurante ou um salão de festas simples.

Decoração

Na hora de decorar a festa de noivado, é interessante contar com a participação e ajuda dos amigos e familiares.

“A história dos noivos deve ser contada através dos elementos presentes na decoração. Pôr a mão na massa confeccionando arranjinhos de flores minimalistas, separando relíquias da família, alugando alguns elementos para aprimorar a decoração e espalhando muitas memórias através de fotos vai garantir um ambiente aconchegante e com a identidade do casal. E como bônus, unir ainda mais a família”, comenta Larissa.

Orçamento

A maioria dos casais não deseja gastar muito quando pensa em um noivado simples. Mas, ainda assim, é preciso se planejar e orçar os serviços e gastos gerais para que não haja surpresas negativas.

Uma dica é ter mente quanto se quer/pode gastar com o noivado, para, então, começar com as cotações. Assim, você já trabalha com um “valor final” e gasta somente o que pode!

“Por ser uma festa íntima e de menor proporção, toda ajuda de amigos e familiares é bem-vinda. Utilizar acervos pessoais e dos pais é uma forma de economizar na festa. É importante sempre lembrar que, para os casais que desejam fazer uma grande festa de casamento, a economia e o planejamento financeiro começam a partir dali”, comenta Larissa.

Há boas maneiras de se economizar na hora de organizar o noivado. Alguns casais oferecem a comida e pedem para os convidados levarem o que forem beber, por exemplo. A decoração pode ser feita em casa mesmo, e o menu pode ser simples sem deixar de ser gostoso.

O mais importante é que o noivado tenha a ver com o estilo do casal e seja uma comemoração alegre!

O que servir

iStock

A escolha do cardápio é ponto determinante para a organização de um evento. Confira abaixo boas sugestões de menu para um noivado simples.

Churrasco

Larissa comenta que o churrasco é uma excelente opção para uma festa simples de noivado, pois dispensa alguns protocolos e torna o evento mais despojado. “A contribuição dos amigos e familiares neste caso também é possível”, comenta.

Carol reforça que, se os noivos forem amantes de um bom churrasco, por que não fazê-lo para comemorar o noivado?! “Assim como no casamento, os noivos devem buscar traduzir no evento a personalidade do casal”, diz.

Almoço

Um almoço é ótima opção para um noivado simples. Pode ser realizado na casa de um dos pais ou em uma chácara, por exemplo.

”Se os noivos optarem por servir um almoço, podem e devem contar com a ajuda de copeiros e garçons em caso da não contratação de um buffet especializado, para que os anfitriões da festa não fiquem sobrecarregados”, orienta Larissa.

“Reduzir as opções do cardápio também é importante. Explorem as opções de salada (três tipos), um tipo de carne, um acompanhamento e uma sobremesa (que podem ser o bolo e doces)”, sugere Larissa.

Se o casal optar por não contratar ninguém, é interessante pensar em um cardápio bem prático para que não fique sobrecarregado. Afinal, um noivado já é uma celebração íntima, então é essencial que todos os presentes curtam a festa sem preocupações.

Jantar

“Quando a ideia é promover um jantar na festa de noivado, é recomendável que o casal conte com ajuda de pelo menos um garçom. O cardápio também pode ser reduzido, por exemplo, com uma massa e duas opções de molhos. É importante também lembrar de oferecer opções de alimentos para convidados veganos e vegetarianos, se for o caso”, orienta Larissa.

Se o jantar de noivado é bem íntimo, apenas para o casal e os pais, por exemplo, pode-se fazer algo bem informal, servindo pizzas ou algum tipo de culinária que a família aprecie (japonesa, árabe etc.). Mas tudo depende muito do estilo e dos desejos do casal.

Coquetel

Um coquetel é a solução mais usual. “Numa festa menos tradicional e mais moderna, é tranquilo trabalhar com estações de comidinhas e canapés frios e os finger foods, passados em cumbuquinhas de fácil serviço e manuseio. Isso torna a festa mais dinâmica e informal”, comenta Larissa.

Caso os noivos não queiram muito trabalho, podem também ver a possiblidade de realizar o noivado em um restaurante, assim não terão tanta preocupação com o cardápio.

As opções são inúmeras. De toda forma, reforça Larissa, é importante pensar em um cardápio dinâmico e não muito extenso, mas que respeite o horário e o clima da data do evento.

“Uma mesa de bolo e docinhos e muita personalização que conte a história do casal (como fotos de sua trajetória juntos até o pedido) são sempre o ponto alto da festa”, ressalta Larissa.

40 fotos de noivado simples e charmosos na medida

Com simplicidade pode-se organizar um noivado lindo e charmoso, é só usar a criatividade. Inspire-se com algumas imagens!

1. Um cantinho decorado pode ser o que você precisa para um noivado simples

2. Cores suaves e detalhes em madeira formam uma decoração romântica e linda

3. Porta-retratos contribuem para uma decoração personalizada

4. Uma mesa cheia de detalhes, mas simples e charmosa

5. Um noivado simples pode ser realizado em casa mesmo…

6. Ou em um salão de festas!

7. Aposte nas plantas!

8. Uma mensagem na mesinha de entrada pode incrementar a decoração

9. Porque são os detalhes que fazem toda a diferença!

10. Que tal apostar em uma coroa de flores como destaque da decor?!

11. Porque o amor mora nos detalhes!

12. Flores dão vida e romantismo à ocasião

13. Um noivado simples a dois pode contar com um pedido surpresa

14. O vermelho tem tudo a ver com uma decoração de noivado…

15. Deixa o ambiente romântico e cheio de vida…

16. Mas verde e branco também não deixam a desejar!

17. Um noivado simples e bonito pode ser também inovador

18. Um noivado intimista fica maravilhoso com flores

19. A iluminação pode fazer a diferença…

20. Assim como frutas na decoração!

21. Um coração de flores colocado sobre o espelho fica diferente e lindo

22. Uma festa de noivado simples e bonita pode contar com docinhos temáticos…

23. Ou com um bolo caprichado…

24. O importante é que combine com o casal!

25. Uma mensagem pode fazer a diferença…

26. Assim como uma lembrancinha criativa e personalizada!

27. Noivado simples rústico é sucesso garantido…

28. Assim como um noivado simples na praia

29. Suculentas são ótimas opções para lembrancinhas de noivado simples

30. A imagem de Santo Antônio pode ser usada com sucesso na decoração

31. Um noivado simples azul e branco fica clássico e elegante

32. Quando é possível ver o capricho em cada detalhe

33. A ideia de Mini Table é aposta certa para um noivado simples

34. Vermelho e branco trazem um contraste pra lá de charmoso!

35. A decoração com amarelo é charmosa e diferente…

36. Assim como a combinação de laranja e tons amadeirados fica rústica e linda

37. Um cantinho lindamente decorado pode ser tudo o que você precisa para um noivado simples!

38. A decoração pode contar com objetos que façam referência ao estilo de vida do casal

39. A renda pode deixar qualquer decoração simples muito mais elegante

40. Um noivado simples não é, de jeito nenhum, sinônimo de um noivado sem graça!

Um noivado simples pode reunir bastante ou pouca gente, ou ainda, ser uma ocasião a dois, o mais importante é que tenha a identidade do casal!

Decoração de noivado simples passo a passo

Quer organizar seu noivado sem gastar muito?! Inspire-se com as dicas abaixo e faça você mesma a decoração do evento!

Decoração de noivado simples azul e branco

Corações pendurados na parede ficam um charme e, para fazê-los, você usará basicamente papelão, papel color set, tesoura e lápis. Confira no vídeo todas as sugestões e o passo a passo para cada elemento da decoração.

Decoração para um noivado simples e econômico

Rayane Oliveira conta como organizou seu noivado gastando R$200. A festa foi para a família e alguns amigos mais próximos, em um restaurante. Confira no vídeo todas as dicas e inspire-se para a sua decoração!

Decoração de noivado rústico gastando pouco

Uma decoração com direito a luminárias japonesas, que têm tudo a ver com o rústico e ficam lindas no ambiente. Isso sem falar dos itens decorativos que são coisas que, geralmente, tudo mundo tem em casa e que podem ser reaproveitadas.

Com boas inspirações e usando a criatividade, dá para organizar um noivado simples, econômico, mas sem deixar de ser especial (como deve ser)! Confira também dicas e inspirações para um casamento elopement.

O post Noivado simples: como organizar um evento especial e inesquecível apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.