Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Europa com crianças – Como planejar sua viagem

Europa com crianças

Você já deve ter ouvido falar de Storytelling. Ou basicamente contação de histórias. Calma, você não clicou na matéria errada, o assunto é Europa com crianças mesmo. Já vou te contar a relação da viagem com as histórias. Todo mundo gosta de uma boa história, crianças ainda mais. Portanto essa vai ser minha principal dica para o planejamento de uma viagem pra Europa com crianças. Mergulhe junto com eles nas histórias do lugar. Europa com crianças

Difícil tarefa de tirar uma foto com ele... (foto: arquivo pessoal)

  Ah, acho que vale a observação que o objetivo aqui não são dicas para bebê ou crianças muito pequenas. O foco são as mais velhas que já entendem melhor, mas ainda assim dá pra adaptar algo para os menores.

Preparação da Viagem para Europa com as crianças

Começo dizendo que é sempre mais legal falar antes para a criança dos planos de viagem. Conversem com ela, mostrem fotos, pesquisem juntos na Internet, falem o que vocês gostariam de ver no lugar. Isso já vai gerando curiosidade e expectativa, a criança se sente parte e já ficará muito mais animada pra viagem. A viagem já começa no planejamento. E essa segurança de saber um pouco o que vai acontecer gera uma tranquilidade importante para os pequenos. Aqui a Renata psicanalista entrando no texto. Agora volta a Renata blogueira de viagem. Vou contar algumas dicas práticas que usei em nossas viagens, o Gabriel meu filho tem 8 anos, ama Youtube (como todos nessa idade, né?). Aproveitei para explorar bastante isso com ele.

Vídeos no YouTube

Um roteiro pela Europa sempre inclui visitar alguns museus, igrejas, edifícios históricos. Quando fomos a Paris pesquisei antes quais eram as obras e pintores mais importantes e então procuramos juntos no Youtube vídeos sobre eles. Uma das pesquisas que fizemos foi sobre a história de Leonardo da Vinci. Ele adorou esse vídeo, mas existem inúmeros outros tanto sobre Leonardo quanto outros artistas europeus. Resultado, ele ficou todo curioso com a história de Leonardo da Vinci, amou saber que ele era cientista, que tinha um caderno de enigmas e que seu primeiro quadro foi pintado em 1475. Quando fomos ao Louvre adivinha a parte mais esperada. Claro a Mona Lisa, apesar de muita gente simplesmente falar que é um quadro pequeno e sem graça, você vai ver a diferença que faz a forma com que abordamos o assunto com as crianças. Conhecer a história fez a visita ao museu muito mais interessante. Saber que a Mona Lisa sempre está olhando pra você não importa em qual lado da sala você esteja e fazer esse teste ao vivo, foi muito legal. Tive certeza disso quando ele me falou que o mais gostou em Paris foi o Louvre. Iremos em breve novamente para Europa com meu filho. Dessa vez o destino é a Itália e aproveitamos para pesquisar o Coliseu, o Vaticano, Torre de Pisa, Michelangelo entre outros.

Contratar um guia brasileiro

Outra coisa que foi muito legal que já fizemos algumas vezes, foi contratar um Guia brasileiro local. Você encontra facilmente pela internet ou pelo instagram muitas opções. Em Paris eu indico a Aureliana, do Parci Parla Paris, especializada em crianças. Fizemos a visita guiada ao Louvre, ela começa sentando no chão com as crianças e contando a história do museu, faz caça ao tesouro, leva papel e lápis pra eles desenharem, é incrível o trabalho dela. Crianças no Museu do Louvre

Visitando o museu do Louvre (foto: arquivo pessoal)

Para saber mais sobre Paris com crianças, conheça meu post no Viagem em Detalhes, blog onde conto minhas experiências de viagem.

Contratar um guia profissional na Europa, não é algo barato, mas vale muito a pena se você puder investir. Nós fizemos na França, na Bélgica, na Alemanha e em Portugal (nem precisou ser brasileiro nesse caso) e foi muito especial. Ouvir a história de alguém que conhece e ainda fala português traz uma conexão diferente com o lugar, para crianças e adultos também. Fora que os guias conhecem muito a história da própria cidade e também das obras de arte nos museus, o que fará você ganhar tempo precioso de viagem indo direto nos principais pontos.

(foto: arquivo pessoal)

 

Pesquisar Personagens

Outra coisa que ajuda a aproximar são personagens de filmes ou desenhos que se passem nos países em que você irá visitar. No caso de Paris, a Ladybug passou a fazer ainda mais sucesso com o Gabriel. A maioria deve conhecer, mas é uma série que conta a história de uma super heroína e um super herói, Cat Noir, que se passa na cidade de Paris. Dos desenhos da Disney que podem fazer parte do seu planejamento de viagem, tem os 101 Dálmatas, Peter Pan e Ursinho Pooh na Inglaterra. Inclusive tiveram remakes em live action e são ótimos para mostrar a cidade de Londres. Tem a história do Hércules que se passa na Grécia. E na Alemanha, Branca de Neve e Bela Adormecida, mas esses nem são tão característicos. Castelos também sempre são especiais para crianças, histórias de reis, rainhas e princesas não faltam pela Europa toda. Nessa área vai ter que entrar a sua criatividade.

Parques Temáticos

Incluir no roteiro algum parque temático pode ser uma ótima opção. Quebra um pouco a rotina da viagem ficando menos cansativa pra eles. Em Paris nós incluímos a Disneyland no roteiro, fizemos 2 dias de parque, nem preciso dizer que ele amou e eu amei ainda mais.     Disney em paris

Gabriel na Disney em Paris (foto: arquivo pessoal)

Claro que Disney em Paris, é uma figura mais carimbada. Mas pesquise no seu destino algum parque temático, são muitos que não são tão conhecidos. Na França além dos 2 parques da Disney, tem também o Parque Asterix, que não fomos, mas já está na lista para quando voltarmos. A Legoland, tem parques na Dinamarca, na Alemanha e Inglaterra.  Na Itália tem o Gardaland, em Castelnuovo del Garda. Na Espanha o Port Aventura e o Ferrari Land, em Salou que fica a 110km de Barcelona. Ainda na Espanha tem o Parque Warner, um parque sobre o mundo do cinema da Warner Brothers, em Madrid.

Passeios em ônibus Hop on Hop off

Sabe aqueles ônibus que fazem um tour pela cidade? Eu acho super válido fazer esse passeio na Europa com crianças. Eles curtem o ônibus de dois andares, costuma ter audio em português. E é uma forma ótima de conhecer as principais atrações da cidade sem ter que andar tanto, as principais cidades contam com esse passeio e você pode comprar na hora mesmo. Europa com crianças o que fazer

 Gabriel na Disney em Paris (foto: arquivo pessoal)

Esse tipo de ônibus te deixa descer e subir no ônibus quantas vezes quiser. Depende da cidade tem opções de 24hs ou 48hs. Em Paris tem a opção combinada com o Barco, que faz o passeio pelo Rio Sena nesse mesmo modelo, indico muito.

O que levar na viagem para Europa com crianças

Mais algumas dicas do que levar para ajudá-los a não ficarem muito entediados quando você fizer um passeio nem tão apropriado ou que não agrade muito. Por exemplo, eu achei que ele iria adorar a exposição do Van Gogh no Atelier des Lumières, que era uma experiência imersiva com música, mas ele se entediou nos primeiros 5 minutos. Nessa hora entrou aquela balinha escondida na bolsa que ajudou a não reclamar por algum tempo até terminar a exposição.

Ipad com vídeos e filmes

Eu sempre levo o Ipad na viagem com filmes que ele gosta. Dá pra baixar no Netflix pra ver offline, e isso distrai no aeroporto, avião, trem, e no Hotel que às vezes não tem nenhum canal de criança na TV. Mas durante o dia não dá pra carregar o Ipad, o que exige mais criatividade. Tive já que aposentar os livros de pintura e lápis de cor. Com essa idade dificilmente isso ainda concentra por muito tempo, mas para crianças mais novinhas funciona bem. Já usei muito em viagens de avião e de trem.

Lanchinhos estratégicos

Além das paradinhas para um sorvete e um lanchinho que vocês farão nos destinos, guardo sempre um snack. Uma bolachinha ou um chocolate que ele gosta na bolsa para "emergências". Claro que depende de cada criança, estou dizendo a experiência com o meu filho, que costuma ser agitado e não ter muita paciência com o que ele não gosta. Como a viagem não é só em função dele e eu sempre planejo o dia pensando em distribuir atividades que sei que ele vai curtir com outras mais focada para adultos, aí uso essa tática dos lanchinhos. Também não programo andar longas distâncias, intercalo andar, com metro, com Uber, fazendo com que não canse tanto. Crianças em paris Uma coisa que fiz, mas graças a Deus nunca precisei usar, foi colocar um cartão plastificado de identificação no bolso da roupa. Incluo meu telefone, nome da criança, nome e telefone do Hotel, no caso de a criança por ventura se perder. Ele ficava mais tranquilo sabendo disso, mas não desgrudava a mão. Se você tiver algum truque ou dica que tenha funcionado na sua viagem, conta aqui nos comentários para nós. Espero que tenham gostado das dicas de como planejar sua viagem para Europa com crianças.

Veja outros artigos do It Mãe sobre Viagens com crianças:

Como planejar uma viagem em família em 7 passos 5 destinos para curtir com a família num feriado prolongado Existe idade certa para ir à Disney? Clique no link se você quiser conhecer melhor o Blog Viagem em Detalhes. E me siga no Instagram @viagememdetalhes

O post Europa com crianças – Como planejar sua viagem apareceu primeiro em It Mãe.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.