Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Bebida muito quente aumenta risco de câncer de esôfago em 90%, diz estudo

Você sabia que o câncer no esôfago ocupa o 6º lugar entre os tipos de câncer mais comuns no Brasil? Uma pesquisa realizada no Irã afirma que a doença pode estar relacionada ao consumo de bebidas muito quentes. 

Os pesquisadores constataram que indivíduos que bebem três xícaras de chá verde ou preto em temperatura acima de 60°C diariamente aumentam suas chances de desenvolver câncer de esôfago em 90% em comparação com outros que deixam a bebida ficar morna ou esfriar totalmente. 

Apesar de ter sido feita a partir de experimentos com chá verde e preto, a pesquisa aponta que o café também pode provocar lesões no esôfago, o que aumenta o risco de câncer. 

Para responder algumas dúvidas sobre a doença, conversamos com o Dr. Giuliano Mendes, cirurgião oncológico e do aparelho digestivo do Hospital Lefort e diretor do ECMI (Equipe de Cirurgias Minimamente Invasivas). 

Pesquisa afirma que bebidas quentes aumentam o risco de câncer no esôfago.  Foto: Istock

Fortíssima: Por que bebidas quentes podem causar câncer de esôfago?

Dr. Giuliano Mendes: As bebidas quentes podem causar câncer de esôfago porque suas ingestões em excesso podem ser responsáveis por uma inflamação crônica do esôfago.

Quais são as outras causas, além da bebida quente?

Outras causas que podem levar a um quadro de câncer no esôfago são tabagismo, alcoolismo, obesidade, idade avançada e lesão no esôfago. 

Qual é a temperatura ideal para consumir bebidas, como chás e café?

A temperatura ideal é a temperatura ambiente, portanto, é importante evitar extremos no que se refere às temperaturas.

Descubra quais são os benefícios do chá verde e tire proveito

Em relação a alimentos sólidos, as chances de câncer no esôfago são as mesmas?

Com relação aos alimentos sólidos o caso é diferente. As chances de câncer de esôfago não são as mesmas, pois o processo de mastigação executa a função de esfriar o alimento.

Quais são os sintomas iniciais do câncer de esôfago?

Os principais sintomas da fase inicial são: dificuldade de engolir alimentos sólidos, dor ao engolir, perda de peso, dor no peito, rouquidão, tosse e soluços constantes e dor nos ossos. 

Como prevenir a doença?

Não há como prevenir o câncer de esôfago, mas existem maneiras de reduzir os riscos e o principal fator de risco, que é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Aprenda 4 receitas fáceis de chá gelado para os dias quentes

Como é feito o tratamento do câncer no esôfago? Tem cura? 

O tratamento deste tipo de câncer depende do estágio e do local do esôfago afetado. No entanto, normalmente é realizado radioterapia com quimioterapia. Um procedimento cirúrgico também pode ser realizado. Sobre a cura, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de desaparecimento da doença.

O post Bebida muito quente aumenta risco de câncer de esôfago em 90%, diz estudo apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.