Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Receitas com kefir: 20 ideias deliciosos para várias ocasiões

Você já pensou em experimentar receitas com kefir? Pois é, além de serem saborosas, ainda podem fazer bem à saúde: colaborar com o sistema digestivo, ajudar a controlar a pressão alta e diminuir os níveis de colesterol são alguns dos vários benefícios dessa bebida fermentada. Mas, afinal, que bebida fermentada é essa?

Popularmente conhecidos como “grãos de kefir”, eles são, na verdade, um conjunto de bactérias e leveduras, que compõem uma colônia para fermentar bebidas. Esses grãos podem ser encontrados em dois diferentes tipos: os que formam o kefir de leite e os que formam o kefir de água. Com eles, é possível preparar diferentes pratos. E aqui nós mostramos vários deles para você. Confira!

Receitas salgadas com kefir

Seja um queijo para o café da manhã ou até uma pizza para oferecer aos amigos, conheça alguns pratos salgados que você pode fazer com o kefir.

1. Manteiga de kefir

Para que a manteiga não fique com acidez, o segredinho da receita é “dessorar” o iogurte de kefir. Sendo assim, é necessário lavar o iogurte, por duas vezes, com água gelada. Após esse processo, adicione açafrão, azeite (ou óleo de coco) e sal a gosto. Mexa bem até adquirir a consistência semelhante a uma manteiga.

2. Cream cheese de kefir

Em um pote, coloque um funil e, dentro dele, um filtro de café. Despeje o iogurte de kefir e deixe filtrando na geladeira por aproximadamente oito horas. Depois desse tempo, o filtro de café terá concentrado o iogurte cremoso. Transfira esse iogurte para uma tigela e tempere com azeite, orégano e uma pitada de sal. Misture bem e está pronto. Ah, o soro resultante da filtragem (que ficará dentro do pote) é bastante nutritivo e não deve ser descartado. Uma sugestão é fazer suco, batendo esse soro com alguma fruta.

3. Molho de alho com kefir

Coloque em um processador dentes de alho, sal e pimenta-do-reino. Dê uma leve processada para que o alho fique em pedaços menores. Depois, acrescente no processador o kefir e um pouco mais de suco de limão. Bata mais um pouco, até que a mistura fique homogênea. Acrescente o azeite e bata novamente, para a receita ficar na consistência de maionese. Bom para comer com palitinhos de legumes e até com carnes.

4. Patê de ervas finas com kefir

Em mais uma receita bem prática, bata no mixer (ou no processador) iogurte de kefir, pimenta-do-reino, sal e as ervas. Para esse preparo, foram utilizados orégano, manjericão, alecrim e salsinha. Depois de ter processado todos esses ingredientes, acrescente o azeite – ele é colocado por último para dar uma texturizada. Apenas isso e o patê estará pronto!

F

5. Ricota de kefir sabor pizza

Kefir com sabor pizza? Isso mesmo! Essa é uma receita para quem está buscando criatividade. No creme dessorado do kefir foram adicionados vários ingredientes encontrados geralmente na pizza portuguesa: presunto, tomate, azeitona, ervilha, orégano e molho de tomate. E se quiser mais algum item, basta usar a imaginação. Para completar, essa ricota sabor pizza virou recheio de tapioca.

6. Queijo de kefir

Para o preparo do queijo, coloque em uma panela o leite e leve ao fogo. Quando o leite já estiver quente, adicione o iogurte de kefir. Mexa bastante. Desligue o fogo e aguarde cinco minutos. Acrescente sal a gosto e continue mexendo. Após esse processo, é preciso retirar o soro. Se você não tiver uma queijeira, pode usar um recipiente, uma peneira e um pano limpo – o soro vai cair na vasilha e na peneira ficará somente o queijo. Espere esfriar e leve à geladeira por 12 horas. Depois desse tempo, já é possível desenformar.

7. Cream cheese de kefir no barquinho de endívia

Aqui, temos uma ótima opção de entrada para uma reunião em casa. Em um recipiente, coloque o kefir dessorado por 48 horas, sal e pimenta a gosto. Em outro recipiente, faça um azeite temperado, adicionando salsinha e sal ao azeite. Despeje essa mistura no kefir. Acrescente torresmo e continue mexendo. Com a pasta pronta, recheie as endívias e, para dar um sabor a mais, adicione queijo parmesão por cima.

8. Bolinho de arroz com kefir

O tradicional bolinho de arroz vai ganhar um toque especial com o kefir. Com o arroz já pronto, adicione à panela sal, ovo, queijo parmesão ralado, iogurte de kefir e bacon fatiado. Misture todos os ingredientes. Depois, adicione farinha de trigo para dar liga. Faça bolinhas com essa massa e frite – mas, tenha cuidado, já que o óleo pode espirrar no momento da fritura.

9. Pizza de kefir

Se antes já apresentamos a ricota com sabor pizza, que tal agora você realmente saborear uma? O kefir, no caso, foi utilizado na massa: é só misturá-lo com a farinha de trigo e o sal. Depois de colocar a mão na massa e misturar bem, ela deve ser aberta até que fique bem fininha, no formato circular da pizza. No vídeo, o sabor foi a marguerita, com molho de tomate, orégano, mussarela, azeite e manjericão.

10. Pão de kefir

Para quem não fica sem o pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde, essa receita pode agradar. Os ingredientes são óleo de coco, ovos, farelo de aveia, queijo parmesão ralado, gergelim tostado e fermento em pó. Misture tudo e, depois, acrescente o iogurte de kefir. Unte um recipiente com óleo de coco e despeje a massa sobre ele. Leve ao forno e, quando estiver no ponto, desenforme com o auxílio de uma faca. Um pão simples e gostoso, para ser saboreado com diferentes recheios.

Depois de assistir a todas essas receitas salgadas, deu até vontade de já ir pensando na sobremesa? É isso mesmo que apresentamos a seguir, receitas doces com o kefir:

Receitas doces com kefir

Picolé, pudim, mousse de chocolate, tudo isso com o kefir na receita! Já deu água na boca só de imaginar? Então venha conhecer essas e outras receitas de doces bem gostosos.

11. Iogurte grego de kefir com morango

Com o auxílio de um porta-filtro e, dentro dele, um filtro de café, despeje o iogurte de kefir para dessorar. Leve à geladeira por algumas horas (cinco ou até mais, dependendo da quantidade). Transfira o iogurte que ficou no filtro de café para o liquidificador. Bata com morangos picados e, se achar necessário, adoce com um pouco de açúcar demerara. Quando terminar de bater, adicione mais pedaços de morango e misture com o auxílio de uma colher. Experimente também fazer esse iogurte grego com outras frutas, como a banana.

12. Picolé de kefir

Ótimo para os dias mais quentes, aqui temos sugestões de picolés de fruta. Vamos começar com o de morango: corte a fruta em pedacinhos. Transfira para uma panela e, em fogo baixo, coloque açúcar demerara. Cozinhe, mexendo algumas vezes. Com o morango já cozido, espere esfriar e acrescente o iogurte grego de kefir. Despeje em forminhas de picolé e leve ao freezer. Para o sabor de coco, misture em uma tigela o iogurte grego de kefir, leite de coco, coco desidratado ou fresco e açúcar. Mexa bem, coloque nas forminhas e deixe no freezer até congelar.

13. “Yakult” de kefir

O famoso Yakult faz sucesso entre as crianças (e adultos também!). Essa versão tem um gosto bem parecido com o da bebida. Para isso, você vai precisar do soro do kefir, leite e um pacote de suco em pó ou, se preferir, pode optar pelo suco natural de laranja com essência de baunilha. Bata todos esses ingredientes no liquidificador e a receita está pronta.

14. Pudim de kefir

Prática, essa receita não leva ovo e nem precisa ir ao forno. No liquidificador, bata leite condensado, iogurte de kefir e leite. Depois de misturar, adicione gelatina incolor e bata novamente. Deixe descansar por cinco minutos. Transfira para uma forma untada e leve à geladeira até ficar no ponto. Se quiser dar um sabor a mais ao prato, faça uma calda de morango: basta cozinhar no fogo baixo a fruta com açúcar. Depois de pronto, deixe esfriando na geladeira e, assim que o pudim já estiver desenformado, jogue a calda por cima.

15. Danoninho de kefir

Em um liquidificador, coloque leite consensado, creme de leite, suco em pó sabor morango (ou a polpa do morango bem concentrada) e o kefir com o soro, para aproveitar todas as suas propriedades. Bata por cerca de um minuto e meio. Depois, transfira para um recipiente e deixe na geladeira por aproximadamente três horas.

16. Shake de kefir com coco

Se você realmente está em busca de uma receita doce mais saudável, aqui foi utilizado o xilitol para adoçar, que é ideal para quem deseja produzir menos insulina no organismo. No liquidificador, coloque o iogurte de kefir coado, coco ralado natural hidratado na água por cerca de quatro horas e xilitol. Bata todos os ingredientes e o seu shake já está pronto para ser degustado.

17. Mousse de maracujá com kefir

Você ama frutas na sobremesa? Então assista a esse vídeo! A receita leva um ingrediente muito fácil de ser encontrado: o suco em pó de maracujá. Ideal para quem gosta de praticidade. Sirva de sobremesa naquele almoço de domingo e impressione todo mundo com essa delícia!

18. Mousse de chocolate com kefir

Receitas com chocolate não podem faltar na sua casa? Se a resposta é sim, essa mousse é perfeita para você, além de ser saudável. No liquidificador, coloque bananas, cacau em pó, o kefir e a gelatina incolor já dissolvida em água. Bata bem e coloque em potinhos de sobremesa. Leve à geladeira por aproximadamente duas horas e, após esse tempo, já pode servir para toda a família.

19. Creme de cacau com kefir

O cacau é um ótimo antioxidante, então essa é aquela sobremesa para quem gosta de doce, sim, mas também está de olho na sua saúde. Em um recipiente, misture cacau em pó, kefir dessorado e o adoçante stevia. Conforme for misturando, a consistência vai mudando, e fica como um chantilly. Você pode comer apenas o creme ou adicionar frutas, amendoim ou nozes, por exemplo.

20. Bolo de leite Ninho com kefir

Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal. Quando chegar ao ponto, acrescente as gemas, extrato de baunilha e açúcar. Depois, adicione farinha, fermento, leite Ninho e fefir. Mexa delicadamente com um fouet. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno. Para completar, esse bolo ainda ganhou calda e cobertura! É um bolo gelado, que deve ser servido após quatro horas na geladeira.

Como deu para perceber, tem receitas para todos os gostos. E com a presença do kefir, um alimento nutritivo, rico em probioticos, ainda pode proporcionar benefícios à sua saúde.

O post Receitas com kefir: 20 ideias deliciosos para várias ocasiões apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.