Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Casca de banana: benefícios e receitas cheias de sabor para fazer em casa

Rica em vitaminas A e C, a banana é uma fruta popular no Brasil e uma das mais indicadas para consumo por nutricionistas e nutrólogos quando o assunto é alimentação saudável. O que muita gente não sabe é que, além da parte considerada “comestível”, é possível preparar receitas deliciosas com a casca de banana.

Isso mesmo! Em vez de jogar a casca fora, que tal aproveitá-la em prol da sua beleza e saúde? Abaixo, apresentamos os principais benefícios que este ingrediente tem a oferecer. Confira:

Benefícios da casca de banana

iStock

Se você ficou interessada, é hora de entender com mais detalhes os benefícios do consumo da casca de banana. É o que explica o nutrólogo da clínica Mais Excelência Médica, Cesar Brandão (CRM-SP:201392):

  1. É rica em nutrientes: segundo Brandão, a casca da banana é rica em antioxidantes e potássio. “Possui também uma substância chamada luteína, que contribui para o aumento da melanina, e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina”, completa.
  2. É boa para a pele: Brandão explica que o tanino presente na casca da banana age como adstringente e antisséptico. Como possui ação antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante e analgésica, pode ser utilizada para reduzir marcas de acne e rugas, para melhorar a pele irritada e ainda aliviar o desconforto de picadas de inseto. “Mas sempre procure um especialista antes de aplicar qualquer produto, até mesmo natural, no rosto. Pois mesmo sendo algo natural pode causar alergias”.
  3. Fonte de fibras: “a casca de banana é uma boa fonte de fibras, que conferem saciedade e auxiliam o trânsito intestinal, contribuindo para melhorar os casos de diarreia e prisão de ventre.
  4. Controla o nível de colesterol: a casca de banana é rica em fitoesteróis, que são importantes aliados na redução do colesterol alto e também na prevenção de doenças cardiovasculares.
  5. Ajuda no emagrecimento: Brandão explica que a casca de banana é pobre em calorias e fonte de fibras. Sendo assim, aumenta a sensação de saciedade e é boa para emagrecer. Ele ressalta que a casca não deve ser consumida crua, mas sim na forma de farinha em diversas receitas, como bolos, sobremesas e polvilhada em sucos e chás.
  6. Regula o sono: a casca da banana contém triptofano, “aminoácido responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um regulador do sono”, afirma Brandão. Por isso, tomar o chá da casca antes de dormir ajuda a induzir uma boa noite de sono.
  7. Melhora o humor: por ser um aminoácido que aumenta os níveis de serotonina, o triptofano presente na casca de banana afeta o humor de maneira positiva.
  8. Fonte de flavonoides, carotenoides e vitamina C: todos esses compostos contidos na casca de banana auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, pois apresentam propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres prejudiciais às células saudáveis.
  9. Previne doenças: as propriedades antioxidantes auxiliam ainda no combate ao câncer, problemas no coração e artrite, doenças que podem se desenvolver ao longo do tempo devido aos danos que os radicais livres podem causar no DNA;
  10. Proteção da visão: a presença da luteína na casca da banana age também na proteção da visão noturna e na prevenção de catarata e degeneração macular, uma doença que pode provocar graves danos à retina.

É importante lembrar que a casca de banana só deve ser consumida quando a fruta for orgânica. Sobre a quantidade, Brandão recomenda “o consumo de uma a duas bananas por dia (incluindo as cascas). Ou de uma a duas colheres de sopa da farinha da casca em preparações”.

Receitas com casca de banana para aproveitar esse ingrediente

Este é um ingrediente bastante versátil que pode ser usado para preparar receitas doces ou salgadas. Além de saudáveis, os pratos também são muito saborosos. Aprenda a fazer!

1. Almôndegas de casca de banana

Essa é uma receita fácil de fazer que irá conquistar todo mundo na sua casa! Basta cortar a casca de banana em cubinhos e misturá-la com alguns temperos que vão dar um sabor ainda mais especial ao prato. Depois é só moldar as almôndegas e juntá-las ao molho de tomate na panela.

2. Carne de casca de banana

Para conseguir chegar à “consistência” da carne, você precisará desfiar as cascas de banana com um garfo e depois deixá-las de molho na água com limão por cerca de 30 minutos. A receita fica ainda mais gostosa porque leva ingredientes com sabores especiais como pimentão, cúrcuma, shoyu, salsa e coentro.

3. Hambúrguer de casca de banana

Uma opção deliciosa para quem quer inovar nas receitas de hambúrguer! O preparo não tem segredo. É só triturar todos os ingredientes (casca de banana, pimentão, cebola e alho) em um mixer e adicionar a farinha de trigo. Em seguida, coloque os hambúrgueres montados na frigideira para grelhar.

4. Pão de casca de banana

Com poucos ingredientes em mãos, você consegue fazer em casa um pão prá lá de gostoso com a casca da banana! A massa é fácil de trabalhar e não exige muito esforço com as mãos. Depois de pronta, deve ser levada ao forno preaquecido a 200° por 30 minutos.

5. Brigadeiro de casca de banana

O tradicional docinho brasileiro em uma versão repaginada e com um sabor incrível! Você precisará de cascas de banana, chocolate em pó e leite condensado. Leve os ingredientes batidos no liquidificador à frigideira com manteiga para o preparo do brigadeiro. Por fim, é só enrolar e finalizar com o chocolate granulado.

Gostou das dicas? Agora você já tem várias opções de receitas para fazer no almoço especial de domingo. E o mais importante é o desperdício zero à mesa!

Chá de casca de banana

iStock

Os chás são conhecidos por trazer inúmeros benefícios à saúde, e o chá de casca de banana não fica fora dessa lista. É rico em aminoácidos naturais e libera substâncias como a serotonina e a melatonina, agindo beneficamente sobre o humor e a qualidade do sono. Saiba como preparar:

Como fazer chá de casca de banana

  1. Primeiramente, congele as cascas de banana;
  2. Depois, retire-as do congelador, coloque-as em uma travessa e aguarde até ficarem bem pretas;
  3. Leve as cascas para assar no forno em uma temperatura de 65° por cerca de 1 hora;
  4. Quando as cascas estiverem secas, bata-as no liquidificador até virarem pó;
  5. Adicione água quente ao pó da casca de banana;
  6. Passe o chá pelo coador de café e está pronto para servir.

    Uma colher de pó de casca de banana é o suficiente para preparar 200 ml de chá. Lembre-se de optar pelas frutas orgânicas, pois são livres de pesticidas sintéticos ou naturais.

    5 outros usos da casca de banana

    iStock

    Vimos até aqui os benefícios da casca de banana para o nosso organismo. Mas você sabia que esse ingrediente também pode ser utilizado para outros fins? Confira a seguir!

    1. Casca de banana na pele

    A casca de banana é um ótimo ingrediente para a pele, pois ajuda no combate à acne, irritações, inflamações, manchas, poros abertos, rugas e linhas de expressão. A aplicação é muito fácil, e garante resultados satisfatórios em pouco tempo.

    Preparo e aplicação: corte um pedaço de casca fresca e orgânica e coloque-a sobre a pele, mais especificamente no local onde deseja tratar. Para acnes, a recomendação é aplicar a casca duas vezes ao dia por cerca de 5 minutos. No caso das verrugas, a casca deve ficar em contato com a pele durante toda a noite.

    2. Casca de banana para aliviar dor de cabeça

    Por ser rica em potássio, ela é uma alternativa eficiente para o alívio da dor de cabeça. Quando estiver com aquela dor incômoda, o ingrediente é uma opção para evitar a ingestão de medicamentos.

    Preparo e aplicação: basta colocar a casca sobre toda a testa. Se a dor for mais intensa, coloque-a também na nuca.

    3. Casca de banana para ajudar a tratar a psoríase

    A casca de banana não substitui o tratamento médico contra a psoríase, mas ajuda a aliviar bastante a coceira das feridas na pele, além de promover uma cicatrização mais rápida.

    Preparo e aplicação: aplique a casca sobre a pele uma ou duas vezes ao dia. Os efeitos positivos sobre a área afetada serão visíveis em poucos dias.

    4. Casca de banana para clarear os dentes

    Com a casca de banana é possível ainda clarear os dentes de forma simples, acessível e saudável. Sua composição ideal de potássio, magnésio e manganês ajuda a remover manchas e branquear os dentes sem a utilização de substâncias abrasivas.

    Preparo e aplicação: esfregue a casca de banana suavemente nos dentes até formar uma “pasta”, deixe agir por 5 minutos e depois finalize com a escovação e enxágue.

    5. Casca de banana como adubo

    A casca de banana é ótima para enriquecer o solo, pois é uma fonte rica de fósforo e potássio. Sua parte interna pode ser utilizada também para limpar e lustrar as folhas de plantas como filodendros, alocasias e cactos.

    Preparo e aplicação: corte 5 cascas de banana em cubinhos, despeje-os na panela com 1 litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Aguarde esfriar, retire a água e enterre os pedaços de banana na terra. Lembrando que a água também pode ser utilizada como adubo líquido.

    Um ingrediente que antes não recebia muita atenção agora pode ser uma nova fonte de vitaminas e nutrientes para a sua saúde! Lembre-se, no entanto, de sempre buscar orientação médica para adequar a melhor maneira de usar e consumir a casca de banana no seu dia a dia.

    O post Casca de banana: benefícios e receitas cheias de sabor para fazer em casa apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.