Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Veja maneiras de estar mais presente na vida escolar do seu filho

Você sente que poderia estar mais envolvida com a vida escolar do seu filho? Especialistas afirmam que a falta de apoio dos pais nessa área pode prejudicar o desempenho escolar, o aprendizado e a disciplina da criança em sala de aula. Mas algumas mudanças simples, como supervisionar a lição de casa, participar de eventos escolares e ter interesse no que a criança está aprendendo fazem toda a diferença.

O Fortíssima conversou com a Dra. Deborah Moss, neuropsicóloga, mestre em psicologia do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em comportamento infantil, para pegar dicas. Veja a seguir:

Por que participar da vida escolar dos filhos

Como a escola é o primeiro ambiente que a criança irá frequentar longe de casa, é essencial que ela tenha apoio dos pais para que esse período seja leve e tranquilo. A convivência com pessoas diferentes fará com que seu filho desenvolva traquejo social, noções de convívio em grupo, respeito ao próximo, compartilhamento de ideias diferentes e confiança para se expressar. 

Para a especialista, nesse ambiente se revelam sentimentos e comportamentos aos quais os pais não têm tanto acesso no ambiente familiar. A socialização, o desenvolvimento cognitivo e a relação com o professor e com os amigos, por exemplo, são aspectos que devem ser acompanhados pelos pais. 

O acompanhamento da vida escolar pode ainda trazer benefícios ao seu desempenho, pois a criança se sentirá encorajada a dar o seu melhor, se dedicar às tarefas e ter disciplina em sala de aula.

Mostre interesse no que seu filho está aprendendo

 A primeira atitude recomendada aos pais é mostrar para a criança o quanto eles estão interessados nessa experiência e nas pessoas com quem ela convive no dia a dia escolar. Deve-se também prestar atenção ao que a criança produz e aprende durante o período em que está fora de casa. 

como educar os filhos

Participação dos pais nas tarefas de casa é uma ótima oportunidade para se aproximar dos filhos. Foto: Shutterstock

“Explorar esse novo repertório de informações durante a vivência da família amplia e estimula o aprendizado”, explica Deborah.

Embora seja comum dar mais atenção à vida escolar do filho quando este está tendo dificuldade com os estudos ou a socialização, a especialista frisa que a participação dos pais é importante mesmo se a criança tiver um bom desempenho na escola. 

Acompanhe as lições de casa do jeito certo

Quando a criança traz tarefas para casa tem-se uma ótima oportunidade para que os pais se aproximem da rotina escolar e fiquem por dentro do que ela está aprendendo. Mas cuidado: embora seja importante se envolver, não se deve fazer as lições pelo filho.

“Essa é uma tarefa da criança, e não dos pais – salvo exceções que envolvam alguma pesquisa ou algo com o qual a criança precise de certo auxílio. Não se preocupe em garantir que seu filho leve tudo certo para a escola: lição de casa também serve para ele errar, pois isso faz parte do processo de aprendizado. Afinal, é errando que se aprende”, afirma.

Segundo ela, a participação dos pais nas tarefas deve ser de supervisionar e estar disponível para tirar dúvidas pontuais. 

Por que ler para os filhos é importante? Veja os benefícios do hábito

Compareça a reuniões e eventos escolares

As reuniões e eventos escolares são fundamentais para que os pais possam saber mais sobre o desempenho e o comportamento do filho na escola, bem como ter informações sobre o projeto pedagógico que está sendo seguido. 

Se você não tiver tempo para ir às reuniões, é importante avisar o professor e marcar um horário exclusivo para ficar por dentro. 

“A importância desse compromisso também é enorme porque essa pode ser a única oportunidade de conhecer os pais dos coleguinhas da criança. É importante aproveitar a oportunidade para conversar com esses pais, já que muitos não têm tempo de levar e buscar os filhos na escola”, completa. Conhecê-los é importante para saber mais sobre o ambiente e o contexto em que os colegas de seu filho estão inseridos. 

Procure conhecer os amigos de escola do seu filho

Assim como qualquer pessoa, as crianças também têm mais afinidade com alguns colegas – e são enormemente influenciadas por eles. Assim, conhecer quem são os coleguinhas mais próximos de seu filho é importante para saber mais sobre sua personalidade e entender melhor o surgimento de novos comportamentos, gostos e ideias. 

Para que isso aconteça de forma natural, marque um dia da semana ou do mês para receber esses amiguinhos em casa. Assim, você também vai saber como eles agem quando estão juntos. 

Crie um espaço de estudo em casa

Um espaço exclusivo de estudos fará com que seu filho saiba que em casa ele também pode contar com você, seja para tirar dúvidas ou para acompanhar as tarefas de perto. 

Se ele não tiver lições de casa, incentive-o a ler um livro ou leia com ele. Vocês ainda podem fazer brincadeiras que treinam o intelecto, como quebra-cabeças, caça-palavras ou jogos educativos. Monte uma mesinha com cadeira, caderno e canetas em qualquer cantinho da casa e deixe que ele fique à vontade para usar o espaço durante o dia! 

Como ajudar seu filho a perder o medo de ir à escola? Descubra

Faça passeios culturais no fim de semana 

Uma maneira divertida de aprendizagem é levar seu filho a museus, zoológicos, parques, bibliotecas, exposições, teatros e centros culturais. Enquanto vocês passeiam, vá contando a história do lugar para ele, com detalhes empolgantes e que despertem a curiosidade do pequeno para pesquisar mais depois do passeio. 

Todos os fins de semana são recheados de atrações recreativas para crianças, é só pesquisar! Um simples passeio, como uma caminhada pelas ruas da sua cidade, podem ser suficientes para que seu filho se interesse mais por cultura e informação. 

O post Veja maneiras de estar mais presente na vida escolar do seu filho apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.