Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Preenchimento labial é febre entre as famosas. Saiba como funciona!

Algumas grandes estrelas de cinema, como Marilyn Monroe e Angelina Jolie, são conhecidas por seu talento, mas também pelos lábios carnudos. Anos mais tarde, o título passou para as Kardashian, donas de bocas volumosas conquistadas graças ao preenchimento labial. A popularidade do método é tanta que hoje virou uma febre dentro e fora da TV. 

Batemos um papo com o Dr. Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, para tirar as suas dúvidas sobre o procedimento e contar quais são os cuidados necessários. 

preenchimento labial

Além das injeções, existem algumas técnicas menos invasivas, como o uso de laser. Foto: iStock

Fortíssima: Quais são os tipos de preenchimento labial que existem?

Dr. Wendell Uguetto: Os preenchimentos labiais podem ser feitos com materiais sintéticos ou materiais do próprio organismo do paciente. No segundo caso, o material orgânico mais utilizado é o enxerto de gordura (também chamado de lipoenxertia), retirado através da técnica de lipoaspiração de uma área doadora. Esse material é tratado e depois injetado nos lábios para aumentar o seu volume. Costumo fazer isso quando o paciente já está sendo operado por outro motivo ou por outros fins estéticos.

Dos materiais sintéticos, o mais indicado é o ácido hialurônico produzido em laboratório. Essa substância, que também existe na nossa pele, tem a capacidade de atrair as moléculas da água, promovendo um edema ou inchaço na região. Esse efeito perdura enquanto a substância estiver no organismo – algo em torno de 12 a 18 meses.

Existem outros métodos menos invasivos para aumentar o tamanho dos lábios? 

Sim. Além das injeções de ácido hialurônico, existem algumas técnicas menos invasivas, como o uso de laser. O mais utilizado é o Erbium: YAG Fotona, que emite ondas que estimulam a circulação local do lábio culminando na produção de colágeno. Cada sessão dura cerca de 20 minutos, é indolor e o efeito é cumulativo, promovendo um aumento do lábio de forma lenta e gradual. 

Uma semana após a primeira sessão do procedimento já é possível notar os resultados – mas eles são muito inferiores em termos de volume àqueles obtidos pelo preenchimento. Em geral são indicadas de cinco a seis sessões de aplicação do laser para ter o efeito de meia ampola do ácido hialurônico. Por outro lado, seu resultado é duradouro.

Existe também uma substância cosmética de uso diário chamada Fillarina, que consiste em um ácido hialurônico de baixo peso molecular para uso tópico, que permeia as camadas mais profundas da mucosa do lábio e acabam causando um edema momentâneo no local. Assim, seu efeito é imediato, porém fugaz – ou seja, dura poucas horas.

Por que o botox é o mais indicado para reduzir marcas de expressão? Descubra!

Como é feito o procedimento com as injeções?

O procedimento com o ácido hialurônico é realizado no próprio consultório médico. Inicialmente é aplicada uma solução de creme anestésico, que fica agindo por cerca de 10 a 20 minutos, visando reduzir o desconforto. Através de algumas pequenas injeções, o ácido hialurônico é posicionado na camada da derme profunda da mucosa da boca. O resultado é imediato.

Qualquer pessoa pode fazer esses procedimentos?

A única regra solicitada pela medicina é que o paciente tenha acima de 16 anos. Qualquer mulher ou homem que tenha a intenção de aumentar o volume dos lábios é um candidato tanto aos procedimentos cosméticos quanto estéticos com preenchimentos. Como o ácido hialurônico já existe na nossa pele, e como a substância que injetamos é fabricada em laboratório, as chances de alergia são extremamente raras.

Quantas sessões são necessárias?

Com o ácido hialurônico, uma ou duas ampolas são suficientes para ter o efeito desejado. Já com laser são necessárias de cinco a seis sessões.

Como poderei saber como ficarão meus lábios?

O formato e tamanho do lábio é decidido em conjunto com paciente. Antes do procedimento, o médico deve conversar com a paciente e investigar sobre seus desejos e expectativas a fim de trazer um resultado que mais lhe agrade.

Que tipo de cuidados são necessários após o preenchimento? 

O procedimento com laser não provoca nenhuma alteração ou lesão externa que necessite de cuidados especiais. Quando o preenchimento é feito com o ácido hialurônico, pode haver pequenas equimoses, ou áreas arroxeadas, nos locais de aplicação. Quando isso acontece, é preciso usar protetores solares labiais. 

Existem riscos no procedimento?

São poucos os riscos depois do procedimento, e os efeitos colaterais são quase inexistentes. Mas claro que pode haver sintomas como inchaço, dor local, edemas, manchas e nódulos, que devem ser tratados com compressas de água fria. Além disso, depois do preenchimento, é importante sempre proteger os lábios com protetor solar para evitar manchas causadas pelo sol. 

Tirou suas dúvidas? Caso esteja considerando fazer o procedimento, lembre-se de procurar um médico experiente e de confiança para que tudo seja feito corretamente e sem riscos à sua saúde! 

Lábios carnudos: veja em quais cores apostar na maquiagem

O post Preenchimento labial é febre entre as famosas. Saiba como funciona! apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.