Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Giovanna Ewbank, Xuxa, Preta Gil e mais famosos são alvos de golpe no WhatsApp; entenda como funciona e saiba como se proteger

Desde o dia 20 de novembro, celebridades como Xuxa, Preta Gil, Giovanna Ewbank e, até, nosso big boss, Hugo Gloss, têm denunciado através das redes sociais, um golpe que criminosos andam passando no WhatsApp em seus nomes.

Na armação, os golpistas usam informações encontradas em plataformas, como OLX e Mercado Livre, para conseguir o número de telefone de certas pessoas. Eles, então, se passam pela celebridade oferecendo o convite para alguma festa ou evento e dizem que, para confirmar presença, é preciso clicar no link que será enviado via SMS.

Entretanto, o código é, na verdade, o autenticador de duas etapas do WhatsApp da vítima, última peça necessária para o criminoso clonar a sua conta. Com a conta clonada, o alvo perde acesso ao aplicativo, enquanto o golpista entra em contato com amigos e familiares dela para pedir dinheiro.

[anuncio]

A mais recente vítima foi Giovanna Ewbank. Pelas redes sociais, ela alertou todos os seus seguidores para não confiarem no convite da suposta festa e ainda emitiu um comunicado através de sua assessoria. “Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de novembro, recebemos a informação que estelionatários estão se passando por assessores da apresentadora Giovanna Ewbank e ligando para pessoas pedindo um código que seria passado via whatsapp, e-mail ou sms”, apresentou a nota.

“Esclarecemos que Giovanna e/ou sua assessoria, a Trigo Press, NÃO estão ligando para as pessoas convidando para nenhuma festa. Trata-se de um golpe aplicado para rastrear e clonar o Whatsapp de quem recebe a tal chamada. Caso receba essa ligação, NÃO informar o código pedido e NÃO clicar em nenhum link”, concluiu.

[anuncio]

Cinco dias antes, Preta Gil também havia usado o Instagram para alertar seus seguidores. “ATENÇÃO: Assim como meu amigo @hugogloss, recebi inúmeras mensagens me avisando que estão aplicando um golpe no meu nome. Estão ligando para diversas pessoas, se passando por minha assessoria, convidando para uma festa de fim de ano que eu estaria organizando, com direito a hospedagem em um hotel. Eles pedem dados pessoais e um código enviado pelo WhatsApp, porém isso é um golpe para clonar o WhatsApp de quem enviar esse código. Gostaria de dizer que não estou organizando nenhuma festa e que isso é um golpe feito por pessoas que estão agindo de má fé usando meu nome”, lamentou a cantora.

A ‘festa’ de Hugo Gloss também foi divulgada de modo parecido. No caso de Xuxa, contudo, ela foi o alvo das mensagens do golpista. Para a “Coluna do Leo Dias”, a apresentadora contou que seu figurinista, Marcelo Cavalco, teve o celular clonado e os golpistas usaram sua conta para pedir uma transferência de R$ 1800 para ela, que só não caiu no golpe pois já havia sido avisada.

[anuncio]

Pela conta do figurinista, os criminosos ainda teriam enviado mensagens para as atrizes Agatha Moreira e Carol Castro e para a irmã de Angélica, a empresária Marcia Marbá, que também chegou a ter o celular hackeado.

Gio Ewbank, Preta Gil e Xuxa também passaram pelo Golpe do Whatsapp (Foto: @gio_ewbank; Manuela Scarpa/Marcello Sá Barreto/Brazil News; Divulgação)

A agência especializada em mídias sociais MF Press Global foi uma das primeiras a alertar e reconhecer o novo golpe que sequestra contas na rede social de conversas. Fabiano de Abreu, CEO da empresa, deu dicas para ficar atento e não cair nas tentativas de enganação.

[anuncio]

Fabiano disse que é importante perceber se algo não condiz com o discurso regular daquela pessoa. “Eu sugiro que a pessoa ligue para o remetente da mensagem confirmando se é ele mesmo ou até mesmo para alertá-lo ou envie mensagens nas outras redes sociais para confirmar que é ele mesmo”, pontuou.

Além disso, o especialista também revelou que, para se proteger do golpe, é necessário ter a verificação em duas etapas do WhatsApp ativada e ficar atento ao receber e-mails de serviços que deixam dados de contato expostos publicamente.

O post Giovanna Ewbank, Xuxa, Preta Gil e mais famosos são alvos de golpe no WhatsApp; entenda como funciona e saiba como se proteger apareceu primeiro em Hugo Gloss.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.