Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

6 receitas para crianças alérgicas

Confira pratos especiais para você preparar para seus filhos

Manter um cardápio nutritivo, diversificado e atrativo é um desafio para os pais que têm filhos com alergias, ainda mais se for ao glúten, leite, ovo e por aí vai. Para ajudá-los nesta difícil missão, separamos 6 receitas especialmente desenvolvidas para crianças alérgicas, três doces e três salgadas.

Esfiha – para alérgicos a ovo, soja e leite

No liquidificador, bata 1 xícara de espinafre picado, 1 xícara de couve picada (com talo), 1 xícara de cheiro verde picado e 2 xícaras de água morna. Misture 1 sachê de fermento para pães, 1 colher de chá de açúcar, 1 pitada de sal, 2 colheres de farinha de linhaça e 5 e 1/2 xícaras de farinha de trigo.

Quando a mistura estiver homogênea, despeje 1/2 xícara de óleo de girassol e a água com ervas que você bateu no liquidificador. Amasse tudo até que a massa desgrude das mãos sem dificuldades, em seguida deixe descansar por 20 minutos.

O próximo passo é fazer bolinhas, abrir a massa e rechear com o que você quiser, como carne, calabresa, frango ou legumes, por exemplo. Asse até a massa ficar dourada na parte de baixo. Essa receita rende 30 unidades.

Chips de cenoura – para alérgicos a ovo, soja, glúten e leite

Corte 3 cenouras cruas e descascadas em rodelas finas. Tempere os pedaços com 2 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal e ervas secas a gosto. Coloque as rodelas temperadas em uma assadeira antiderrapante e leve ao forno baixo por 35 minutos. Essa receita rende 120g.

Coxinha de frango - para alérgicos leite e soja

Cozinhe 1 peito de frango, 1 cebola média picada e 4 colheres de sopa de cebolinha picada em uma panela de pressão por cerca de 30 minutos. Não dispense o caldo; reserve-o para a massa.

Em seguida refogue 1 colher de sopa de azeite, 1 cebola média picada e 1 dente de alho. No fim, misture o frango cozido, 2 colheres de chá de sal e 2 tomates sem pele e sem sementes. Misture bem e reserve.

Para a massa, acrescente 4 batatas médias ao caldo em que o frango foi cozido e deixe no fogo por mais 20 minutos. Amasse as batatas e reserve-as. Em outra panela, adicione 2 colheres de sopa de creme vegetal sem leite, 4 xícaras de caldo de frango, 1 colher de chá de sal e adicione, aos poucos, 5 xícaras de farinha de trigo.

Mexa essa mistura até que ela se solte do fundo da panela. Por fim, acrescente as batatas ainda quentes, incorpore e deixe esfriar. Depois de fria, abra a massa do tamanho desejado, recheie com o frango e modele no formato de coxinha.

Passe as coxinhas em uma mistura de 3 claras e 1 xícara de farinha de rosca sem leite. Para fritar, por fim, use óleo vegetal. Esta receita rende até 45 unidades pequenas.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate - para alérgicos a leite, ovo e soja

Antes de começar a colocar a mão na massa, pré-aqueça o forno a 180ºC. No liquidificador, bata 3 cenouras cruas picadas e 1 xícara de chá de óleo até que a mistura vire uma pasta, então, reserve.

Coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de chá de leite vegetal e 1 colher de sopa de purê de inhame em um recipiente e mexa bem. Então, acrescente a pasta de cenoura que você bateu no liquidificador e misture até obter uma massa homogênea.

Acrescente 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó e mexa com delicadeza. Em seguida, unte uma forma redonda de 30 centímetros de circunferência e despeje a massa nela. O bolo deve ficar no forno por aproximadamente 40 minutos.

Para fazer a cobertura, leve ao fogo 2 xícaras de chá de leite vegetal, 4 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite, 2 colheres de sopa de purê de batata doce (cozida e triturada no mixer ou processador até formar uma pasta), 2 colheres de sopa de óleo de coco e 2 colheres de sopa de essência de baunilha.

Mexa até que desgrude da panela. Em seguida, espalhe com delicadeza sobre o bolo e polvilhe chocolate granulado sem leite por cima.

Brigadeiro - para alérgicos a glúten, leite, ovo e soja

No liquidificador, bata 1 e 1/2 xícara de chá de purê de batata doce branca, 110 gramas de chocolate em barra (sem leite, glúten, ovo e soja), 1 xícara de chá de leite vegetal, 3/4 xícara de chá de açúcar demerara e 1 colher de sopa de cacau em pó até que se forme uma massa lisa.

Transfira a mistura para uma panela, leve ao fogo brando e mexa por 20 minutos, até desgrudar do fundo da panela. Retire a panela do fogo, passe o brigadeiro para um recipiente e deixe-o esfriar.

Espalhe um pouco de azeite ou óleo nas mãos e faça bolinhas de aproximadamente 2,5cm. Passe as bolinhas no chocolate fragmentado ou granulado e coloque em forminhas para doce. Este receite rende 25 unidades.

Beijinho de coco queimado - para alérgicos a glúten, leite, ovo e soja

Bata no liquidificador 1 xícara de chá de purê de batata doce branca, 1 xícara de chá de leite de coco, 1 xícara de chá de açúcar demerara e 1 xícara de chá de flocos de coco queimado até que se forme uma massa lisa.

Mova a mistura para uma panela. Leve ao fogo brando e mexa por 20 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Retire a panela do fogo, transfira o brigadeiro para um recipiente e deixe-o esfriar.

Espalhe um pouco de azeite ou óleo nas mãos e faça bolinhas de aproximadamente 2,5cm. Passe as bolinhas em flocos de coco queimado e coloque-as em forminhas para doces e está pronto para servir.

O post 6 receitas para crianças alérgicas apareceu primeiro em It Mãe.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.