Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Bebê agitado com dificuldades para dormir? Saiba como acalmá-lo:

Veja dicas de como lidar com seu filho durante esses momentos

Olheiras, corpo cansado, você olha para a cama e se imagina descansando... Mas o bebê está chorando, precisa dormir e ele é sua prioridade no momento, então você se esquece um pouquinho para cuidar dele, mas mesmo assim ele nunca dorme.

É, essa situação é mais comum entre pais e mães do que se imagina. Mas o que fazer quando o bebê está agitado e sentindo dificuldades para dormir? Saiba como acalmá-lo com nossas dicas a seguir.

Nos primeiros seis meses de vida, o sono do bebê é polifásico, isso é, dividido em ciclos mais curtos do que o do adulto. Desta forma, é normal que ele acorde com frequência e que fique irritado, chorando, porque alguma necessidade básica pode ser necessária, como trocar uma fralda ou comer.

Dos seis meses em diante, aos poucos a soneca do seu filho vai ficando mais longa e ele vai conseguindo dormir mais tranquilamente e por mais tempo, mas essa fase de transição varia de bebê para bebê. Então, tenha calma com o seu, se o sono dele ainda é muito entrecortado.

A criança está chorando...

No meio da madrugada o bebê acorda chorando muito e demora a dormir, mesmo embalado no colo dos pais... Isso é comum, mas a culpa pode ser justamente dos pais. Depois de verificar as necessidades mais básicas, como se há necessidade de trocar a fralda, se aparenta estar doente ou se está com fome, deixá-lo se acalmar naturalmente é uma opção.

Se isso te causar desconforto, tentar acalmá-lo somente com as mãos e a voz é uma opção, assim ele vai se desacostumando a ser pego no colo sempre e a depender disso para dormir. Mas lembre-se: se for um berreiro mesmo, se ele estiver chorando muito e aparentar estar irritado, pegue no colo e cuide ele.

Algo que causa insônia e irritação nos bebês é o uso de eletrônicos perto da hora de dormir, seja televisão, videogame, celular, tablet e por aí vai. Isso prejudica o descanso e deixa a mente da criança ativa, já que as luzes artificiais impedem a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Por falar nisso, quando a hora de dormir for se aproximando, vá apagando as luzes e providenciando um lugarzinho calmo e escuro para o bebê descansar, porque, como vimos no item acima, é preciso que haja produção de melatonina para que o sono venha.

Outra dica importante, essa para as sonecas da manhã e da tarde: quando o bebê estiver dormindo durante o dia, deixe-o em um lugar claro, para que a mente do bebê entenda que não é o sono noturno, apenas um descanso durante o dia. Deste modo, os sonos do dia não atrapalharão o sono da noite.

Enfim, fique atento à quantidade de horas que o bebê dorme e entre em contato com o pediatra se notar que algo está errado. Nos primeiro três meses, o bebê dorme entre 14h e 17h por dia.

Entre os 4 meses e os 11 meses, algo em torno de 12h a 15h. Quando completa um ano de idade, e até fazer dois anos, precisa dormir entre 10h e 14h por dia. Entre os 3 anos e os 5 anos de idade, a necessidade de sono varia de 9h a 11h por dia. Agora, se nenhuma das nossas dicas funcionar, é preciso procurar ajuda profissional. Para isso conte com a assessoria do Bebê Dorminhoco, nosso parceiro que te ajuda a criar bons hábitos para induzir uma noite tranquila de sono.

O post Bebê agitado com dificuldades para dormir? Saiba como acalmá-lo: apareceu primeiro em It Mãe.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.