Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Celulite só aparece após os 25 anos? Veja 10 mitos e verdades sobre o incômodo

A maioria das mulheres temem o aparecimento dos famosos “furinhos na pele”, a conhecida celulite. Para algumas pode ser um pesadelo sair de casa com um shorts mais curto ou vestir um biquíni para ir à praia. Mas o que será que causa celulite na nossa pele? São os maus hábitos? Fatores genéticos? Ela só aparece após os 25 anos? 

Para responder essa e outras dúvidas, batemos um papo com o Dr. Abdo Salomão, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que esclarece 10 mitos e verdades da celulite. Veja as respostas: 

A celulite é causada apenas por um fator genético? MITO! 

Além do fator genético, é claro, existem outros dois fatores preponderantes para o aparecimento da celulite, como má alimentação (se a pessoa consome muita gordura no dia a dia) e a falta de exercícios físicos. Nestes dois últimos casos,  as chances aumentam drasticamente, por isso, mulheres que estão acima do peso e com uma dieta pobre em nutrientes facilitam a ocorrência de celulite no corpo. 

 Ela se manifesta apenas na puberdade? MITO! 

Em geral, a celulite costuma se manifestar a partir da puberdade, pois nesta fase há manifestação da progesterona e dos hormônios femininos. Mesmo sendo raro, há casos de aparecimento de celulite em crianças que estão acima do peso, mesmo antes da puberdade.

 A celulite aumenta conforme o avanço da idade? VERDADE! 

Com o passar dos anos, as fibras elásticas naturais do corpo vão se esticando com mais facilidade, a pele vai ficando mais flácida e diminui o colágeno da pele. Os ligamentos dos nódulos de gordura vão afrouxando. 

O risco de celulite também aumenta quando as pessoas, além de envelhecerem, começam a ter maus hábitos de alimentação e consomem bebida alcoólica. Então é muito comum a junção destes fatores – envelhecimento, hábitos diários e alimentação – ocasionar celulite. 

Genética, má alimentação e falta de exercícios físicos são as principais causas da celulite. Foto: iStock

 Celulite aparece com mais frequência em mulheres? VERDADE!

A celulite tem uma relação com os hormônios femininos bem forte, por isso é muito mais comum se manifestar no corpo das mulheres. Por exemplo, mulheres que treinam pesado e tomam testosterona conseguem controlar o aparecimento de celulite no corpo, isto porque a testosterona desenvolve um papel protetor na pele, enquanto que os estrógenos (hormônios femininos) induzem o aparecimento.

 Refrigerantes e álcool pioram a celulite? VERDADE!

O refrigerante tem muito açúcar, o que impacta diretamente no aumento dos compartimentos de gordura e, consequentemente, os nódulos das celulites ficam muito mais evidentes. Mas é importante que você saiba que não é o gás do refrigerante que causa a celulite, mas o açúcar da composição. 

Quanto ao álcool, devemos pensar que ele está envolvido na alimentação. Para mulheres que tomam cerveja, por exemplo, é preciso prestar atenção ao valor calórico que costuma ser alto. É uma conta exata: aumento de peso gera celulite.

Saiba o que causa a celulite infecciosa e como tratá-la

 Fumar ajuda no aparecimento de celulite? MITO!

Ainda não existem provas médicas que mostram o cigarro como um inimigo da celulite, por isso ele não influencia no aparecimento dos nódulos. O tabagismo está associado a outros problemas de saúde ligados aos pulmões e ao aceleramento de rugas no rosto (envelhecimento precoce). Portanto, cigarro não é causa, nem agravante da celulite. 

 Beber bastante água ajuda a combater a celulite? VERDADE!

Ajuda, sim! Uma vez que os fluídos intersticiais (células) acabam ficando mais líquidos e são drenados com mais facilidades, por isso o corpo consegue filtrar e diminuir os nódulos gordurosos, os compartimentos de gordura e isso acaba melhorando o aspecto da celulite.

 Pílula anticoncepcional pode causar celulite? VERDADE!

Sim, principalmente os anticoncepcionais que costumam ter maior dosagem, uma vez que os compartimentos de gordura têm receptor para esses hormônios e eles acabam acumulando mais gordura, retendo mais água, deixam os nódulos de gordura mais evidentes e há piora da celulite. 

 Só pessoas obesas têm celulite? MITO! 

Não são apenas pessoas obesas que apresentam celulite. Claro que é mais comum, mas existem pacientes magras que não praticam atividade física, ficam com flacidez aparente e isso também causa celulite. A gordura é um fator importante, mas mesmo pessoas magras podem apresentar o incômodo. Por isso é essencial que todos mantenham uma boa alimentação e uma rotina de treino. 

Será que dá para combater a celulite com exercícios? Entenda

Tratamentos para celulite são eficazes? VERDADE! 

Sim, os tratamentos são muito eficazes. Eles melhoram muito o aspecto da celulite, uma vez que ajudam a combater a flacidez de pele, fazem uma drenagem linfática no corpo, compactam os septos fibrosos que ficam dentro do tecido gorduroso e diminuem consideravelmente os nódulos na pele. Ainda não há uma cura definitiva para a celulite, mas alguns tratamentos trazem bastante melhora para o aspecto da pele e satisfação dos pacientes.

O post Celulite só aparece após os 25 anos? Veja 10 mitos e verdades sobre o incômodo apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.