Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Em meio à pandemia do novo coronavírus, WhatsApp cria ferramenta para saber se mensagem é fake news; Entenda

Uma recente pesquisa feita pelo “dfndr lab”, laboratório especializado em segurança digital, apontou que 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram fake news sobre o novo coronavírus. De acordo com 43,2% dos entrevistados, o WhatsApp é o principal vetor de disseminação de notícias falsas sobre a pandemia. Em meio a essa situação, o site “WA Beta Info” divulgou que a plataforma está testando uma nova ferramenta de combate às fake news.

Segundo o site, a novidade funciona por meio de um ícone de lupa, que aparece ao lado de mensagens que foram encaminhadas dentro do aplicativo. O usuário que estiver com dúvidas sobre o conteúdo, pode usar o botão para enviar a imagem, texto ou link ao buscador do Google e verificar se a informação contém dados verdadeiros.

Buscando manter a segurança, antes de começar o processo, o WhatsApp solicita a permissão do usuário para enviar o arquivo aos servidores do Google. Apesar de ainda não ter sido implementada, essa integração entre as duas plataformas já estaria em desenvolvimento há mais de um ano, afirmou o “WA Beta Info”.

[anuncio]

Por enquanto, a nova função ainda está em sua versão beta e apenas um grupo de 10 mil pessoas pode usá-la para informar à empresa sobre possíveis erros e sugestões antes dela ser liberada para o público geral. Estima-se que, quando for lançada, a ferramenta beneficiará, ao todo, mais de 2 bilhões de usuários.

A ferramenta funcionará desta forma no aplicativo (Foto: WA Beta Info)

Enquanto o novo botão não é liberado, o WhatsApp está tomando outras medidas para conscientizar sobre o novo coronavírus. Na última quarta-feira (18), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o UNICEF e o PNUD, o aplicativo liberou um site para ajudar os usuários.

[anuncio]

Através do endereço https://whatsapp.com/coronavirus, o ‘hub de informações’, como é chamado oficialmente, fornece dicas de saúde, além de um guia de orientações sobre como utilizar o WhatsApp da melhor forma durante o período de quarentena e evitar a disseminação de fake news em relação à pandemia do coronavírus.

O guia tem três pontos chave (Foto: Reprodução)

A área também possui dicas de profissionais de saúde, empresas, governo, educadores e ONGs. Em comunicado, o WhatsApp informou que está trabalhando com os principais órgãos de saúde, além do Ministério da Saúde, para fornecer informações confiáveis sobre o coronavírus no Brasil e no mundo, e disponibilizá-las no site.

[anuncio]

Se você enviar uma mensagem para o número “+41 79 412 32 36” também é possível obter informações atualizadas sobre os últimos números da doença no mundo, modos de se proteger, notícias, conselhos de viagens e opções de doação diretamente da OMS.

Ao enviar qualquer mensagem ao número, você recebe todas estas opções de informações (Foto: Reprodução)

Por fim, o WhatsApp ainda anunciou a doação de um milhão de dólares ao Instituto Pounter, que cuida da Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) para ajudar na verificação de rumores e boatos. A iniciativa chamada de #CoronaVirusFacts Alliance já abrange mais de 100 organizações e cerca de 45 países.

O post Em meio à pandemia do novo coronavírus, WhatsApp cria ferramenta para saber se mensagem é fake news; Entenda apareceu primeiro em Hugo Gloss.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.