Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Globoplay é hackeado e invasor envia mensagens a assinantes; Plataforma se manifesta e orienta usuários a como proceder

Nossa, o que rolou aqui?! Os assinantes do Globoplay foram surpreendidos na noite de ontem (16), com várias notificações suspeitas que davam a entender que a plataforma de streaming havia sido hackeada. Em comunicado publicado no Instagram, a empresa confirmou o ataque cibernético e alegou que os usuários não precisariam se preocupar com a segurança dos seus dados pessoais.

Na nota publicada, o Globoplay apontou que o ataque foi feito a uma empresa parceira, responsável pelo envio de mensagens para smartphones. “O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização”, iniciou o comunicado.

[anuncio]

Por ter sido um ataque contra a prestadora de serviços, a plataforma explicou que nenhuma informação sigilosa dos seus usuários foi exposta. “O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados”, garantiu.

Usuários do Globoplay receberam mensagens suspeitas na noite de sábado (16).

Algumas orientações também foram dadas para evitar qualquer transtorno. “Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com ‘Hacked by…’. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor”, explicou.

[anuncio]

Por fim, o serviço de streaming disse que irá reforçar os sistemas de segurança, tanto dentro do Globoplay quanto com seus parceiros, e pediu desculpas pelo ocorrido. “O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e informa que não há qualquer risco ao usar a plataforma”, publicou. Na web, internautas relataram que o aplicativo GShow, site de entretenimento do grupo Globo, também foi hackeado com as mesmas mensagens.

View this post on Instagram

⚠️Uma informação importante para todos os nossos usuários: O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização. O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece: 1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications; 2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados. 3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha. 4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor. 5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada. 6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

A post shared by Globoplay (@globoplay) on

As mensagens recebidas pelos usuários da plataforma foram assinadas pelo grupo OurMine, que divulgou seu e-mail de contato e a hashtag #GloboHack com o intuito de viralizar como os assuntos mais comentados do Twitter. As notificações também direcionavam as pessoas para o site dos hackers, que se considera como “do bem” por apenas fazer a invasão como forma de divulgação de seu trabalho e de expor a vulnerabilidade do sistema de segurança das empresas.

[anuncio]

“Um grupo famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas”, se apresenta nas redes sociais. Entre suas vítimas, estão o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a plataforma Netflix e o clube de futebol Barcelona. No Brasil, eles já hackearam o perfil do Esporte Interativo.

O objetivo de causar na rede social foi alcançado com sucesso. Diversos internautas discutiram sobre o ocorrido e, claro, fizeram memes também. “Hackearam a Globoplay e eu pensando que era uma série“, escreveu um rapaz. “Se essa notificação for algum tipo de estratégia de marketing, eu vou matar o estagiário porque eu tô quase infartando“, publicou outro internauta. Confira as principais reações:

[anuncio]

O post Globoplay é hackeado e invasor envia mensagens a assinantes; Plataforma se manifesta e orienta usuários a como proceder apareceu primeiro em Hugo Gloss.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.