Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Sem vontade de transar? Quarentena pode causar falta de libido

Não sente vontade fazer sexo na quarentena? Fique tranquila! Isso pode acontecer com muitas casais por conta do estresse, da ansiedade e do medo de contaminação. As causas da falta de desejo podem estar relacionadas às mudanças de rotina e também à preocupação com seus filhos e familiares próximos. 

“A quarentena pode afetar ou diminuir o desejo sexual, sim, pois a tensão e a incerteza da doença, de seu prognóstico futuro, da crise econômica e social que assola o mundo, podem trazer preocupações que afasta o desejo sexual, já que ele está diretamente ligado ao relaxamento, a entrega ao parceiro e ao momento de vida”, explica a psicóloga Adriana Cabana. 

Causas da falta de libido

Infelizmente, as mulheres ainda ficam sobrecarregadas pela divisão do trabalho doméstico e o trabalho para geração de renda. Com a chegada do isolamento social, da possibilidade de home office, por isso a sobrecarga foi potencializada em vários aspectos.

Isso afeta a vida sexual de fato, pois além de administrar a família dentro de casa, ainda há a necessidade de conciliar com o trabalho em casa em ambiente muitas vezes não favoráveis a concentração, filhos ao redor que fazem barulho, querem brincar… Tudo isso causa ansiedade, insônia e cansaço, sintomas que interferem no desejo sexual. 

“Casais em conflito anterior ao momento da reclusão social podem potencializar a perda de desejo pelo convívio diário. É preciso tentar identificar estes fatores e buscar o diálogo”, orienta a psicóloga.

Ansiedade e estresse 

O desinteresse no parceiro, muitas vezes, pode ser causado por conta do estresse diário, da convivência intensa e a ansiedade vem por conta do medo de contaminação. A preocupação rotineira traz prejuízos à vida sexual que precisa sempre de um certo relaxamento, concentração e entrega. Afinal, é difícil estar com a cabeça totalmente voltada para o sexo quando há inúmeros pensamentos negativos em volta. 

greve de sexo-doutissima-shutterstock

Falta de libido na quarentena pode ser causada por estresse e ansiedade. Foto: Shutterstock

Preocupação com familiares

Se o casal está concentrando suas forças em proteger os filhos e parentes de seu convívio, claro que a parte sexual pode ficar em segundo plano, principalmente se um dos dois tem profissionais de saúde na família e que tem a vida exposta ao risco diário da contaminação e o medo de ser o transmissor de um vírus ainda desconhecido e novo pode causar o afastamento da atividade sexual.

Mudanças na rotina

Sabemos que muitas pessoas foram afetadas pela pandemia e foi preciso mudar o comportamento e a adaptação da rotina. Esse fato, muitas vezes, também pode influenciar para que a mulher tenha menos desejo no parceiro. Mas a especialista afirma que é preciso sempre buscar entender mudanças na vida, pois elas sempre acontecem e temos que estar preparados. 

“Mudanças, sejam elas quais forem, podem não ser a principal causa da falta de libido. O que precisamos é ficar atentos a isso. A vida é cheia de mudanças o tempo todo, por isso é necessário ter um entendimento de como se lida com essas transformações constantes”, complementa Adriana. 

Veja 7 dicas para combater a falta de desejo sexual

Excesso de convivência 

Adriana explica que passar muito tempo com o companheiro em casa não é necessariamente uma das causas da falta de desejo sexual. Ela aconselha para, caso isso esteja acontecendo, é preciso buscar o diálogo para tentar reverter a situação. “Se o casal estava em conflito anterior, é de se esperar a falta de desejo sexual, não atribuindo à quarentena esta realidade”, diz. 

Como enfrentar conflitos no relacionamento 

Conflitos sempre devem ser resolvidos com diálogo e com respeito, nunca com agressões verbais e/ou físicas. A agressão entre casais é crime de violência doméstica e deve ser levado às autoridades policiais que mesmo na quarentena, garantirá a segurança do casal. 

Mas será que é preciso um pouco de distanciamento do parceiro para que o desejo volte à tona? A psicóloga afirma que cada casal irá, através do diálogo, identificar o que é mais saudável neste momento, mas isto não é uma regra.   

A melhor forma de tratar a falta de desejo sexual durante o isolamento é ter bastante comunicação direta e clara sobre tudo que está lhe preocupando, deixar claro sua falta de vontade no sexo e o conflito, muitas vezes, pode ser resolvido com muito diálogo e entendimento entre as partes. Sinceridade e confiança devem fazer parte de uma relação saudável. 

Caso o desejo pelo seu parceiro não volte a ser como antes – mesmo depois do tempo de isolamento social -, isto é, caso o estresse e ansiedade continuem, é recomendado que vocês dois procurem ajuda de um especialista para discutir questões mais complexas da vida de casal que não foram sanados com diálogo.  

Sexo sem penetração: saiba como alcançar novas formas de prazer

O post Sem vontade de transar? Quarentena pode causar falta de libido apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.