Ads Top

convite para visitar o site da Loja Fetiches

Sexo e cirurgia plástica: posso ter relações no pós-operatório?

Depois de uma cirurgia plástica, muitas mulheres ficam na dúvida sobre quanto tempo devem esperar para voltar à atividade sexual com seus parceiros. De fato é preciso tomar alguns cuidados e precauções para que os objetivos do procedimento não sejam comprometidos. Portanto, se esse é o seu caso, não fique ansiosa, pois ao passar esse período de recuperação, vocês poderão retomar a rotina de casal. 

“Após a realização de uma cirurgia plástica é necessário um tempo de resguardo das atividades sexuais para não haver rompimento das suturas cirúrgicas, evitar sangramentos, hematomas, necroses que colocariam em risco o resultado estético final da cirurgia”, afirma Dr. Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Hospital Israelita Albert Einstein.  

O médico ainda ressalta que esse período de espera é importante porque o paciente, além de estar debilitado fisicamente, também está emocionalmente focado na sua recuperação e há assim uma redução natural da libido. Portanto, o resguardo é mais do que essencial antes de qualquer prática sexual.

Quanto tempo devo esperar?

O tempo de resguardo depende do tipo de procedimento realizado. Dr. Wendell explica que, geralmente, cirurgias de maiores portes demandam um tempo maior de recuperação, assim como necessitam de um repouso maior em relação às atividades sexuais. 

“Um detalhe a ser lembrado é que cada organismo costuma reagir a uma cirurgia de maneiras diferentes, assim esse tempo também varia individualmente”. De todo modo, não é possível generalizar o tempo de resguardo, por isso o indicado é sempre esperar o prazo estipulado pelo médico que realizou a cirurgia plástica. 

7 coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica

Tipos de cirurgias 

Cirurgias mais simples, como lipoaspiração, em que não existem grandes cortes, é liberada a atividade sexual após 1 semana. Cirurgias como mamoplastia, prótese de mama e abdominoplastia, o sexo é permitido a partir de 15 dias, desde que feito de maneira mais cuidadosa, em geral em posições mais confortáveis, sem grandes movimentos. Lembre-se: quanto maior a complexidade da cirurgia, maior o tempo de resguardo.

Nos casos de ritidoplastia (lifting facial) e blefaroplastia (pálpebras superiores e/ou inferiores), o sexo está liberado com restrições a partir de 10 dias e sem restrições entre 45 a 60 dias. Lipoaspiração e rinoplastia a partir de 5 a 7 dias com restrições e 15 a 20 dias sem restrições. Cirurgia íntima é recomendado esperar cerca de 20 dias com restrições e 45 dias sem restrições.

Após 2 meses de qualquer cirurgia plástica, o paciente já está liberado para praticar quaisquer tipos de atividades físicas, assim como atividade sexual sem restrição alguma. Ou seja, apenas após 2 meses da cirurgia plástica é que a atividade sexual estará completamente liberada sem nenhum tipo de restrição.

Cada tipo de cirurgia plástica pede um tempo de resguardo antes da prática sexual. (Foto: iStock).

Procedimentos mais arriscados  

Os procedimentos mais arriscados são aqueles com incisões maiores e maiores deslocamentos de pele, como mamoplastia, abdominoplastia e ritidoplastia. Na mamoplastia o risco precoce é de hematomas e sangramentos, necrose de aréola, e levar a contratura capsular (complicações como assimetria e mamas endurecidas) da prótese de silicone no futuro, se a paciente tiver prótese de silicone.

A mamoplastia é um procedimento bem maior que a cirurgia de prótese de silicone, pois existem diversas incisões (em torno da aréola e na vertical e horizontal das mamas), enquanto que na prótese de silicone existe apenas uma incisão de aproximadamente 4 cm. Assim, a mamoplastia necessita de maiores cuidados em relação às incisões. 

A mamoplastia pode ser feita com ou sem a inclusão de prótese de silicone. O silicone demanda muitos cuidados, pois hematomas subclínicos podem levar a contratura capsular mais precoce no futuro.

Na abdominoplastia, o risco precoce é de abrir incisões ou romper a sutura da plicatura dos retos abdominais (esse risco existe até 2 meses após a cirurgia). Na ritidoplastia o risco maior é de hematoma: até 15 dias após a operação.

Sexo depois do resguardo 

Existem alguns movimentos menos intensos permitidos depois do tempo de resguardo recomendado pelo médico. Em geral, é pedido posições mais confortáveis, com movimentos menos intensos e com menor amplitude. Para o especialista uma boa opção é a “de ladinho”, mas claro que existem outras posições mais leves. É só ir experimentando e ver qual delas dá certo para vocês. Ah, também uma forma de explorar novas práticas sexuais, certo? Mas tome cuidado!

“Depois da liberação médica, a relação sexual pode ser feita no ritmo usual de cada paciente. Ou seja, após o resguardo final, o sexo em nada mais vai interferir no resultado da sua cirurgia plástica”, finaliza Dr. Wendell. 

Brasil é líder em harmonização genital feminina. Saiba como funciona!

O post Sexo e cirurgia plástica: posso ter relações no pós-operatório? apareceu primeiro em Fortíssima.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.